sábado, 25 de abril de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA...


É muita alegria escrever sobre uma história tão bonita e que tem a “cara” da maioria das comunidades. Rosto do povo latino, sofredor, trabalhador e que traz em sua alma a certeza de lutar por uma sociedade melhor, por meio de sua fé e militância.


A história desse trabalho começou a ser construída em meados do ano de mil novecentos e noventa e dois, quando eu coordenava, junto com o Frank Patrik o grupo de jovens “JUBS” (Jovens Unidos Buscando Solidariedade), na Capela Nossa Senhora da Caridade.

Em uma de nossas reuniões de rotina, sugeri que organizássemos um concurso de poesias na comunidade e convidássemos os grupos de jovens da Região Leste da Diocese de Santo André para participar. A idéia foi bem acolhida pelo nosso grupo, pelo nosso Pároco Padre Michel Lemarchand (Pe. Miguel) e iniciamos o trabalho.

Agendamos o concurso para o dia sete de fevereiro de mil novecentos e noventa e três, escolhemos como tema “Juventude” e iniciamos toda a preparação.

Um intenso trabalho de divulgação foi realizado com cartazes, visitas às comunidades, mas o resultado não foi o esperado, com apenas seis jovens inscritos. Mesmo assim, realizamos o evento que teve como vencedora a jovem Mari Bueno, do grupo de jovens da nossa Paróquia São Geraldo Magella.

Infelizmente o grupo não teve o cuidado em deixar registradas as demais poesias que participaram do concurso, apenas a poesia vencedora.

O segundo concurso só foi realizado sete anos depois, no dia dezoito de março do ano de dois mil, ocasião em que eu coordenava um grupo de teatro na Capela Nossa Senhora da Caridade, o “AUPT” (Amigos Unidos Pelo Teatro) e incentivei o grupo a dar continuidade a esta idéia.

Este sim, foi um lindo evento onde trabalhamos o tema “Mulher” e tivemos onze pessoas inscritas e com uma participação considerável da comunidade.

O terceiro concurso aconteceu em dezessete de agosto de dois mil e três, também na Capela Nossa Senhora da Caridade, organizado pelo grupo “AUPT”, trazendo o tema “Maria, mãe da caridade e rainha da paz”, mantendo uma boa participação da comunidade e dos doze inscritos.

Após o término do grupo “AUPT”, procurei a Pastoral da Comunicação (PASCOM) da nossa Paróquia para uma parceria no sentido de não pararmos com este projeto que vinha em um crescente muito grande de adesões e também por ser um canal de incentivo à escrita e a esta tão bela, rica e milenar arte que é a poesia.

Foi então que a PASCOM aderiu a este projeto e juntos realizamos o quarto e o quinto concurso. A partir de então decidimos que de dois em dois anos aconteceria este evento, passando a ser realizado não mais da Capela Nossa Senhora da Caridade e sim na Paróquia.

O quarto concurso aconteceu no dia vinte e um de agosto de dois mil e cinco e trabalhamos o tema “Queremos ver Jesus” com a participação de quinze inscritos.

O quinto concurso foi realizado no dia vinte e seis de agosto de dois mil e sete e nele procuramos refletir sobre a Amazônia, usando o lema da Campanha da Fraternidade “Amazônia, vida e missão neste chão”, com a participação de dez concorrentes.

Não poderia deixar de agradecer todas as pessoas, tantas que fica impossível citar nomes para não correr o risco de cometer alguma injustiça, que direta ou indiretamente fizeram parte desse.

Como idealizador, participei de cada momento, de cada detalhe, sonhando e vivendo cada emoção, fico muito à vontade para agradecer aos “Filhos da Caridade” que nos abriu as portas e confiou na seriedade desse trabalho, na possibilidade de “dar de presente” à história uma parte da história de todos estes autores e autoras, poetas e poetisas, que a partir de agora saem do anonimato para escrever e deixar registrado mais uma linda página da história dessa Paróquia. Tenham certeza, vocês são a razão principal desse trabalho que chega à sua sexta edição. Parabéns!

Peço licença para terminar estas poucas linhas com uma frase do incrível poeta português Fernando Pessoa: - “Tudo vale à pena, se a alma não for pequena”.


Leonardo J. D. Campos

3 comentários:

  1. Excelente!

    Leonardo, parabéns pelo blog, pela história e pelo concurso.
    Gracinha

    ResponderExcluir
  2. Olá...muito bom o blog, Léo quero enviar uma poesia para estar no blog,envio no seu email?não participo do concurso pq não sei se poderei estar ai no dia...abraços

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog e todo o seu conteúdo. Fico muito feliz em saber que existe alguém na família tão empenhado em unir a arte à religiosidade. Parabéns pela iniciativa. Tenho certeza de que muitos bons frutos serão colhidos neste pomar.
    Um grande abraço de sua prima sãojoanense.

    ResponderExcluir