domingo, 23 de agosto de 2009

MUITA EMOÇÃO NO VI CONCURSO DE POESIA...


Mais um desses encontros que ficarão marcados na história de nossa Paróquia. Acredito que daqui a alguns anos alguém dirá: "minha mãe ou, meu pai ou ainda, minha vó, meu vô esteve participando daquele concurso.

Como é lindo ver a juventude, falando de juventude, falando de paz, de justiça! - Como é bom ver a juventude poetando a vida, poetando o amor!

Como é lindo ver crianças ouvido atentamente as poesias de tantos poetas simples, do povo, trabalhadores, trabalhadoras, donas de casa...

Como é lindo ver mulheres e homens transmitindo emoção através de versos poéticos! - Comparando ao profeta João Batista, esses poetas é como uma "voz que grita no deserto" clamando ao mundo através da sensibilidade poética que ela pode ser um caminho para que o ser-humano se desarme de toda ganância, ódio e desamor.

Parabéns, aos que "venceram", porque souberam respeitar os "derrotados" e aos que nesse dia não celebraram a "vitória", mas que aplaudiram os "vencedores".

Esse é o espírito que deve nos ensinar os caminhos que possam romper as barreiras desse mundo competitivo, na prática da cooperação. Essa é a nossa missão!

Em 2011, o VII Concurso nos espera.

3 comentários:

  1. Oi Leonardo. Quero te agradecer por esta iniciativa. Numa próxima oportunidade poderei te ajudar melhor no "Concurso de Poesias" e agradeça a todos por mim.
    Como já diziam alguns sábios: "Um país se faz com seres humanos e uma cultura qualitativa" e eventos como estes são despertar daquela cultura raiz que emana de nosso povo.
    Abraços a todos e que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Pela terceira vez fui jurado do concurso e, mais uma vez foi muito gratificante. Percebo que o nível das poesias está cada vez melhor. Parabéns ao meu amigo Leonardo Campos pela organização e a todas as pessoas que se inscreveram ou participaram da preparação. Espero que este concurso se torne anual, embora reconheça o trabalho que encerra.
    Abraços,
    Jerônimo.
    http://jeronimoneto.blog.terra.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nos concursos que houveram até agora, alguém frisa sem cessar, quase rotula,características dos poetas. Sempre está lá: dona de casa, povo trabalhador, pessoas simples...do povo.
    Oh,o que seria da poesia se não fosse o povo simples?
    Trabalhe onde trabalhar, tenha uma profissão ou não, o que não pode deixar de ter é o amor pela vida.
    Porque a vida é simples...e representamos isso em nossas poesias.

    24 de setembro de 2009.

    Valdeni Martins

    ResponderExcluir